quarta-feira, 7 de março de 2018

Algumas definições e conceitos



Algumas definições e conceitos

Juremir Machado da Silva

 Ideologia: lente que define aquilo que é observado. Óculos que conforma, deforma ou reforma a narrativa podendo até coincidir com o descrito. Imaginário social: ficção coletiva compartilhada como realidade objetiva. Política: domesticação do poder ou poder de domesticação. Ciência política: a opinião de cada um nas regras da ABNT. Economia: ciência com poder de previsão tão eficaz quanto o da astrologia. Impeachment: o golpe na visão dos beneficiados. Golpe: impeachment que não convenceu a todos. Democracia: sistema político em que cada voto pode ser precificado antes ou depois da eleição. Realidade: autoficção sustentada por pessoas com elevada autoestima e baixo poder de autocrítica.
Direito: ideologia pela qual certas pessoas podem dizer o que a lei não diz e ganhar auxílio-moradia tendo casa para morar e até para alugar. Comunismo: o pior modo de organização socioeconômica junto com o capitalismo. Mídia: sistema de manipulação da opinião para que ela se torne pública. Opinião pública: visão de mundo de origem privada, autoria desconhecida e consequências previsíveis, também conhecida como manipulação. Político profissional: pessoa que desistiu da sua profissão para viver como amador. Marqueteiro: especialista em deformar a realidade de preferência sem mentir, mas também sem falar a verdade. Youtubers: famosos que a maioria ainda desconhece. Sertanejo universitário: retorno da música popular brasileira ao seu estágio mais primário, aquele que não chega ao fundamental.
Inteligência artificial: sabedoria natural das máquinas. Aplicativos: dispositivos que não compreendemos, mas que usamos cada vez mais por serem capazes de vencer a nossa dificuldade de aplicação para resolver coisas complexas como chamar um táxi. Algoritmo: palavra cujo significado desconhecemos e por isso mesmo consideramos chave para explicar tudo que nos escapa. Séries da Netflix: novelas que podem ser vistas a qualquer hora do dia ou da noite e que em vez de reprise têm nova temporada. Senador: pessoa que já poderia estar aposentada, mas que não quer abrir mão do plano de saúde privilegiado nem do tratamento de Vossa Excelência. Vice-presidente: presidente em potencial eleito para ser decorativo salvo se aparecer um bom pretexto para trocar a zona de conforto por alguns encontros fora da agenda e muitos desencontros dentro da pauta divulgada oficialmente.
Best-seller: obra lida por quem nunca abre um livro. Pós-trabalho: nome que se dará a um mundo em que todos estarão desempregados. Pós-humano: evolução do homem para a sua condição totalmente animal. Corrupção: sistema político-econômico de distribuição de renda, por acordo de lideranças, entre empresários e representantes do povo sem a necessidade de votação em plenário. História: narrativa do presente sobre o passado com vistas a um futuro que nunca chega. Historiador: jornalista que cobre o passado. Etnografia: reportagem feita por antropólogos. Sociologia: jornalismo opinativo em “paper”. Humor: capacidade de ofender sem provocar hostilidade incontornável. Ironia: humor que sempre faz inimigos. Crônica: comentário que sobrevive ao tempo por sua universalidade e descompromisso com a posteridade. Provocação: falta do que fazer especialmente quanto cai a rede ou se cai na rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário