quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Glória a Deus nas alturas! E paz na Terra a quem não pirateia musiquinha

Glória a Deus nas alturas! E paz na Terra a quem não pirateia musiquinha

Leonardo Sakamoto
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Vai
chegando o Natal, data em que celebramos o nascimento do Consumidor, e
com ele retornam as reportagens sobre pirataria na TV.

O que prova de forma cabal o quanto o lobby de grandes empresas de software, música e brinquedos tem poder.

De
tanto ouvir e ver propagandas em rádios, TVs e cinemas que me fazem
sentir um pedaço de titica, um desgraçado financiador do tráfico de
drogas, de armas e de seres humanos, responsável pelo desemprego e pela
fome no mundo por não me atentar à pirataria de produtos que compro ou
dos arquivos que baixo, decidi me rebelar.

Parafraseando John
Cusack, em Alta Fidelidade, baixarei músicas a fim de produzir
coletâneas-presentes aos amigos neste Natal. Serei eu, através desse ato
tresloucado, e não o Napster, o Torrent e o 4Shared o responsável por
quebrar a indústria fonográfica.

É imoral. Mas comprar de quem escraviza e desmata para a produção de matéria-prima para a tecnologia de ponta não?

A
resposta sobre o porquê de o mundo punir quem baixa uma musiquinha e
sorrir para quem se beneficia da escravização de uma mina de metais
raros na África reside no fato de que, historicamente, as leis criadas
para proteger a propriedade e o lucro são mais severas e efetivas do que
as que foram implantadas para defender a vida e a dignidade.

Como
já disse aqui antes, se as indústrias da informação e do entretenimento
não podem comprovar para o consumidor comum de que o seu processo de
produção é social e ambientalmente responsável, como é que eles vão
exigir a mesma responsabilidade de nós?

E ser responsável não é
fazer assistencialismo digital e caridade 2.0. Não significa doar
computadores para orfanatos, informatizar ONGs ou ser simpático ao
distribuir softwares gratuitamente a instituições de ensino (há várias
formas de viciar uma criança, sabia?). Mas evitar que o seu processo de
produção atente contra a dignidade.

Topo pagar a mais por um
produto feito de forma justa. O que não topo é endeusar uma industria
que se veste de moderna mas se beneficia do anacronismo.

Apologia ao crime? Não.

Mas
a verdade é que quebrar regras a fim de dificultar a vida de empresas
que dizem que geram empregos mas se beneficiam com a exploração direta
ou indireta do alheio significa crime para uns.

E resistência para outros.

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