quarta-feira, 25 de julho de 2012

J. K. Rowling :: “Os benefícios marginais do Fracasso, e a Importância da Imaginação”

J. K. Rowling :: “Os benefícios marginais do Fracasso, e a Importância da Imaginação”

J. K. Rowling :: “Os benefícios marginais do Fracasso, e a Importância da Imaginação”

-
“J. K. Rowling, sozinha, com uma filha pequena, começou a escrever a saga de Harry Porter num pub com uma máquina velha. Resultado: Milhares de jovens pelo mundo se tornaram ávidos leitores.”
Traduzi o discurso dela, pois quero que meus filhos tenham consciência e a coragem de falhar. Somos nossas falhas. Falhando nos tornamos fortes. Quando falhamos em “escala épica”, finalmente desenvolvemos o foco necessário (laser focus) para fazer aquilo que consideramos realmente importante.
Deixando para trás tudo o que é “inessencial”.



Harry Potter author J.K. Rowling’s 2008 Harvard Commencement address | Harvard Magazine

Os benefícios adicionais da falha, e a importância da imaginação

Commencement (Discurso de Formatura)
6.5.08
JK Rowling, autora do best-seller série de livros Harry Potter, apresenta seu discurso, “os benefícios adicionais da falha, e a importância da imaginação”, na Reunião Anual da Associação Alumni Harvard.
Texto como apresentado como se segue:
Copyright de JK Rowling, Junho de 2008
Presidente Faust, membros da Corporação Harvard e do Conselho de Supervisores, os membros do corpo docente, pais orgulhosos e, acima de tudo, os graduados.
A primeira coisa que eu gostaria de dizer é ‘obrigado’. Não apenas Harvard me deu uma honra extraordinária, mas as semanas de medo e náusea que tenho sofrido com a ideia de dar esse discurso de formatura me fez perder peso. A situação ganha-ganha! (n.t.: win-win situation, na Teoria dos Jogos, situação em que ninguém perde. Jogos de soma não-zero). Agora tudo o que tenho a fazer é respirar fundo, olhar de soslaio para as bandeiras vermelhas e me convencer de que estou em na maior reunião de Gryffindor do mundo.
Entregar um discurso de formatura é uma grande responsabilidade, ou então eu pensei até que eu lançar a minha mente de volta para minha própria formatura. O orador que no dia era a ilustre filósofa britânica Baronesa Mary Warnock. Refletindo sobre o seu discurso me ajudou enormemente a escrever esse aqui, porque acontece que eu não consigo lembrar de uma única palavra que ela disse. Essa descoberta libertadora me permite prosseguir sem qualquer receio de que eu poderia, inadvertidamente, influenciá-lo a abandonar suas carreiras promissoras no negócio, a lei ou a política para as delícias vertiginosas de se tornar um bruxo gay.
Você vê? Se tudo que você lembre-se nos próximos anos é a piada do “bruxo gay”, eu vim à frente da Baronesa Mary Warnock. Metas alcançáveis: o primeiro passo para o desenvolvimento pessoal.
Na verdade, tenho arruinado minha mente e coração para o que eu deveria dizer para vocês hoje. Eu tenho me perguntado o que eu desejo que tivesse conhecido em minha própria formatura, e que importante lições que aprendi nos 21 anos que se passaram entre esse dia e essa.
Eu vim com duas respostas. Neste dia maravilhoso, quando estamos reunidos para celebrar o seu sucesso acadêmico, decidi falar com você sobre os benefícios do fracasso. E, como vocês estão no limiar do que é às vezes chamado de ‘vida real’, eu quero exaltar a importância crucial da imaginação.
Estes podem parecer escolhas quixotescas ou paradoxais, mas por favor tenha paciência comigo.
Olhando para trás, com os 21 anos de idade, que eu estava na graduação, é uma experiência um pouco desconfortável para o que ela se tornou aos 42 anos de idade. Metade da vida a minha atrás, eu estava em um equilíbrio difícil entre a ambição que eu tinha para mim, e o que as pessoas mais próximas a mim que esperavam de mim.
Eu estava convencida de que a única coisa que eu queria fazer, sempre, era escrever romances. No entanto, meus pais, ambos vieram de origens pobres e nenhum dos quais tinha sido para a faculdade, teve a visão de que a minha imaginação hiperativa era um capricho divertido pessoal que nunca pagaria uma hipoteca, ou conseguir uma pensão. Eu sei que a ironia atinge com a força de uma bigorna de desenho animado, agora.
Então eles esperavam que eu levaria um grau profissional, eu queria estudar Inglês e Literatura. Um acordo foi alcançado que, em retrospecto não satisfez ninguém, e eu fui estudar Idiomas Modernos. Mal o carro dos meus pais dobrava a esquina no final da estrada do que eu abandonei o alemão e corri direto no corredor dos Clássicos.
Não me lembro de dizer aos meus pais que eu estava estudando os Clássicos; eles podem muito bem ter descoberto pela primeira vez no dia da formatura. De todos os assuntos neste planeta, penso que teria sido difícil colocar para citar algo mais inútil do que a mitologia grega, quando se trata de proteger as chaves para um banheiro executivo.
Gostaria de deixar claro, entre parênteses, que eu não culpo meus pais por seu ponto de vista. Há uma data de validade em culpar seus pais para orientar você na direção errada, o momento em que você tem idade suficiente para assumir o volante, a responsabilidade recai sobre você. O que é mais, eu não posso criticar meus pais para esperar que eu nunca iria experimentar a pobreza. Eles tinham sido pobres, e eu já fui pobre, e eu concordo com eles que não é uma experiência enobrecedora. Pobreza implica, medo e estresse, depressão e, por vezes, o que significa mil pequenas humilhações e dificuldades. Saindo da pobreza por seus próprios esforços, que é de fato algo sobre o qual se orgulha, mas a pobreza em si é romantizada apenas por tolos.
O que eu mais temia para mim na sua idade não era a pobreza, mas o fracasso.
Na sua idade, apesar de uma clara falta de motivação na universidade, onde eu havia passado muito tempo no café histórias escrita, bar e muito pouco tempo em palestras, eu tinha um talento especial para passar nos exames, e que, por anos, tinha sido a medida do sucesso na minha vida e dos meus pares.
Eu não sou chato o suficiente para supor que porque você é jovem, talentoso e bem-educado, você nunca conheceu a angústia, ou desgosto. Talento e inteligência nunca ainda inoculou ninguém contra o capricho das Fates (n.t.: Moiras, da mitologia Grega. Três irmãs que com tecendo a Roda do Destino decidiam o futuro dos humanos, e dos deuses.), e eu não faço por um momento supor que todos aqui tem desfrutado de uma existência serena de privilégio e contentamento.
No entanto, o fato de que você está se formar em Harvard sugere que você não está muito bem familiarizado com o fracasso. Você pode ser conduzido por um medo do fracasso tão grande como um desejo de sucesso. De fato, sua concepção de fracasso pode não ser muito longe da ideia que a pessoa média de sucesso, tão alto que você já voou.
Em última análise, todos nós temos de decidir por nós mesmos o que constitui o fracasso, mas o mundo é bastante ávido para lhe dar um conjunto de critérios, se você deixar. Então eu acho justo dizer que, por qualquer medida convencional, meros sete anos após minha formatura, eu tinha falhado em uma escala épica. Um casamento excepcionalmente com curto tempo de vida, havia implodido, e eu estava desempregada, uma mãe solteira e tão pobre quanto é possível na Grã-Bretanha moderna, sem ser sem-teto. Os medos que os meus pais tinham tido para mim, e que eu tinha para mim, tinha tanto vir a passar, e por cada padrão normal, eu era o maior fracasso que eu conhecia.
Agora, eu não vou ficar aqui e dizer-lhe que o fracasso é divertido. Esse período da minha vida era um escuro, e eu não tinha ideia de que não ia ser o que a imprensa, desde então, apresenta como uma espécie de resolução de conto fada (n.t.: Ela está citando e criticando a maneira como a mídia, hoje, transforma a história dela como um conto de fadas). Não tinha ideia, em seguida, até que ponto o túnel alargado, e por um longo período de tempo, toda a luz no final do que era uma esperança em vez de uma realidade.
Então, por que eu falo sobre os benefícios do fracasso? Simplesmente porque fracasso significa um despojamento do inessencial. Eu parei de fingir para mim mesma que eu era nada além do que eu era, e comecei a dirigir toda a minha energia em terminar o único trabalho que importava para mim. Se eu tivesse realmente sucedido em qualquer coisa, eu poderia nunca ter encontrado a determinação de vencer na arena que eu acreditava que eu realmente pertencia. Eu estava livre, porque o meu maior medo havia sido realizado, e eu ainda estava viva, e eu ainda tinha uma filha a quem eu adorava, e eu tinha uma velha máquina de escrever e uma grande ideia. E assim o fundo do poço se tornou a base sólida sobre a qual eu reconstruí minha vida.
Você nunca pode falhar na escala que eu fiz, mas alguma falha na vida é inevitável. É impossível viver sem falhar em alguma coisa, a menos que você viver tão cautelosamente que você pode muito bem não ter vivido em tudo – nesse caso, você falhou por padrão (n.t.: fail by default).
O fracasso me deu uma segurança interior que eu nunca tinha atingido passando em exames. Fracasso me ensinou coisas sobre mim que eu poderia ter aprendido de outra forma. Eu descobri que eu tinha uma vontade forte, e mais disciplina do que eu suspeitava, eu também descobri que eu tinha amigos cujo valor estava realmente acima do preço de rubis.
O conhecimento que você obteve, emergindo mais sábia e mais forte dos recuos, significa que você é, mesmo depois, garantiu a sua capacidade de sobreviver. Você nunca vai conhecer verdadeiramente a si mesmo, ou a força de seus relacionamentos, até que ambos tenham sido testados pela adversidade. Tal conhecimento é um verdadeiro presente, por tudo o que foi dolorosamente conquistado, e tem valido mais do que qualquer qualificação que já ganhei.
Assim, usando um Turner Time (n.t.: Nos livros de Harry Porter, um aparelho que permite viajar no tempo), eu diria a mim mesmo 21 anos mais jovem, que a felicidade pessoal reside em saber que a vida não é uma lista de compras ou de tarefas. As suas qualificações, seu currículo, não são sua vida, e que você encontrará muitas pessoas da minha idade e mais velhos, que confundem as duas coisas. A vida é difícil e complicada, e além do controle total de qualquer um, e a humildade de saber isso lhe permitirá sobreviver às suas vicissitudes.
Agora você pode pensar que eu escolhi meu segundo tema, a importância da imaginação, por causa do papel que desempenhou na reconstrução de minha vida, mas que não é totalmente assim. Embora eu, pessoalmente, defender o valor de histórias de ninar para o meu último suspiro, eu aprendi a valorizar a imaginação em um sentido muito mais amplo. A imaginação não é apenas a capacidade exclusivamente humana de imaginar o que não é e, portanto, a fonte de toda invenção e inovação. Na sua qualidade indiscutivelmente mais transformadora e reveladora, é o poder que nos permite simpatizar com seres humanos cujas experiências nós nunca compartilhado.
Uma das maiores experiências da formação da minha vida precedeu Harry Potter, apesar de ter me ensinado muito do que eu posteriormente escrevi nesses livros. Esta revelação veio na forma de um dos meus primeiros empregos diários. Embora eu estava inclinada para fora para escrever histórias durante minha hora de almoço, eu pago o aluguel em meus 20 anos trabalhando no departamento de pesquisa africana na sede da Anistia Internacional em Londres.
Lá no meu pequeno escritório em que lia rabiscos apressados letras contrabandeadas dos regimes totalitários por homens e mulheres que estavam arriscando a prisão para informar o mundo fora do que estava acontecendo com eles. Eu vi fotografias daqueles que tinham desaparecido sem deixar rastro, enviadas à Anistia pelas suas famílias desesperadas e amigos. Eu li o depoimento das vítimas de tortura e vi fotos de seus ferimentos. Abri manuscritos, relatos de testemunhas oculares dos julgamentos sumários e execuções, de sequestros e estupros.
Muitos dos meus colegas de trabalho eram ex-presos políticos, pessoas que tinham sido deslocadas de suas casas ou fugiram para o exílio, porque tiveram a ousadia de falar contra os seus governos. Os visitantes dos nossos escritórios incluídos aqueles que tinham vindo para dar informações, ou para tentar descobrir o que havia acontecido com aqueles que haviam deixado para trás.
Eu nunca esquecerei a vítima de tortura africano, um jovem não mais velho do que eu era na época, que havia se tornado mentalmente doente depois de tudo o que ele tinha sofrido em sua terra natal. Ele tremia incontrolavelmente enquanto falava em uma câmera de vídeo sobre a brutalidade infligida sobre ele. Ele era um pé mais alto do que eu era, e parecia tão frágil como uma criança. Me foi dada a tarefa de escoltá-lo de volta para a estação de metro depois, e esse homem cuja vida havia sido destruída pela crueldade pegou a minha mão com cortesia requintada, e me desejou felicidade futura.
E enquanto eu viver vou lembrar andando ao longo de um corredor vazio e de repente ouvir, por trás de uma porta fechada, um grito de dor e horror como nunca ouvi falar desde então. A porta se abriu, e a pesquisadora enfiou a cabeça para fora e me disse para correr e fazer uma bebida quente para o rapaz sentado com ela. Ela tinha acabado de lhe dar a notícia de que em retaliação por sua franqueza própria contra o regime de seu país, sua mãe havia sido apreendida e executada.
Cada dia da minha semana de trabalho em meus 20 anos eu fui lembrada de quão incrivelmente afortunada eu era, por viver em um país com um governo democraticamente eleito, onde a representação legal e um julgamento público eram os direitos de todos.
Todos os dias, eu vi mais evidências dos males que a humanidade infligirá a os outros seres humanos, para ganhar ou manter o poder. Comecei a ter pesadelos, pesadelos literais, sobre algumas das coisas que eu vi, ouvi e li.
E ainda assim, eu também aprendi mais sobre a bondade humana na Anistia Internacional que eu nunca tinha conhecido antes.
Anistia mobiliza milhares de pessoas que nunca foram torturadas ou presas por suas crenças a agir em nome daqueles que foram. O poder da empatia humana, levando a ação coletiva, salva vidas e liberta prisioneiros. As pessoas comuns, cujo bem-estar pessoal e segurança estão assegurados, se juntam em grande número para salvar as pessoas que não sabem, e nunca se encontram. Minha pequena participação nesse processo foi uma das experiências mais humilhantes e inspiradora da minha vida.
Diferente de qualquer outra criatura neste planeta, os humanos podem aprender e compreender, sem ter experimentado. Eles podem pensar-se em lugares de outras pessoas.
Claro, este é um poder, como a minha marca de magia fictícia, que é moralmente neutra. Pode-se usar tal habilidade para manipular, ou controle, tanto quanto para compreender ou simpatizar.
E muitos preferem não exercer suas imaginações em tudo. Eles optam por permanecer confortavelmente dentro dos limites da sua própria experiência, nunca incomodando a se perguntar como seria a sensação de ter nascidos diferentes do que são. Eles podem se recusar a ouvir gritos ou espreitar dentro de gaiolas, pois eles podem fechar suas mentes e corações para qualquer sofrimento que não tocá-los pessoalmente, pois eles podem recusar-se a conhecer.
Eu poderia ser tentado a invejar pessoas que podem viver desse jeito, só que eu não acho que eles tem menos pesadelos do que eu. Escolher viver em espaços estreitos leva a uma forma de agorafobia mental, e que traz seus próprios terrores. Eu acho que a imaginação intencional ver mais monstros. Eles são muitas vezes mais com medo.
O que é mais, aqueles que optam por não simpatizar permitir verdadeiros monstros. Pois, sem nunca cometer um ato de maldade definitivas nós mesmos, coniventes com ela, através de nossa própria apatia.
Uma das muitas coisas que aprendi no fim nesse corredor dos Classicos que eu me aventurei com a idade de 18 anos, em busca de algo que eu não poderia, então, definir, era este, escrito pelo autor grego Plutarco: O que conseguir interiormente vai mudar realidade exterior.
Essa é uma declaração surpreendente e ainda comprovada milhares de vezes todos os dias de nossas vidas. Ela exprime, em parte, nossa conexão inevitável com o mundo exterior, o fato de que tocar a vida de outras pessoas simplesmente por existir.
Mas quanto mais você tem, graduados de Harvard em 2008, provavelmente para tocar a vida de outras pessoas? Sua inteligência, sua capacidade para o trabalho duro, a educação que você ganhou e recebeu, dar-lhe status único e responsabilidades únicas. Mesmo sua nacionalidade os destaca. A grande maioria de vocês pertencem a superpotência mundial que resta. A maneira como você votar, a maneira como você vive, a maneira de protesto, a pressão que você trazer para o seu governo, tem um impacto muito além de suas fronteiras. Esse é o seu privilégio e sua carga.
Se você optar por usar o seu estatuto e influência para levantar a sua voz em favor daqueles que não têm voz, se você optar por identificar não apenas com os poderosos, mas com os fracos, se você manter a capacidade de imaginar-se na vida dos aqueles que não têm as suas vantagens, então não será apenas suas orgulhosas famílias que celebram a sua existência, mas milhares e milhões de pessoas cuja realidade vocês ajudaram a mudança. Nós não precisamos de magia para mudar o mundo, nós carregamos todo o poder que precisamos dentro de nós mesmos já: nós temos o poder de imaginar melhor.
Estou quase terminando. Eu tenho uma última esperança para você, que é algo que eu já tinha aos 21 anos. Os amigos com quem eu me sentei no dia da formatura têm sido os meus amigos para a vida. Eles são padrinhos de meus filhos, as pessoas a quem eu tenho sido capaz de transformar em momentos de dificuldade, as pessoas que tiveram a gentileza de não me processar quando eu tirei os seus nomes para os Comensais da Morte. Na nossa formatura, estavam ligados por afeto enorme, pela nossa experiência compartilhada de um tempo que nunca poderia vir de novo, e, naturalmente, pelo conhecimento que temos guardado provas fotográficas de que seria excepcionalmente valioso se qualquer um de nós se candidatar para o primeiro-ministro .
Então, hoje, desejo-lhe nada melhor do que amizades semelhantes. E amanhã, espero que mesmo se você não lembrar de uma única palavra minha, você se lembra aquelas de Sêneca, outro dos antigos romanos que conheci quando eu corria pelo corredor dos Clássicos, no retiro de planos de carreira, em busca da sabedoria antiga:
Como é um conto, assim é a vida: não o tempo que ele é, mas como é bom, é o que importa.
Desejo a todos vidas muito boas. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário